Em poucas palavras: conversão dos raios do sol em eletricidade. É a "fotossíntese eletrônica"!
A Energia Solar Fotovoltaica é sem dúvida uma das opções mais práticas e objetivas de geração de energia da atualidade especialmente em regiões não atendidas pela rede elétrica. Por ser limpa, abundante e renovável, é a solução mais inteligente e ecologicamente responsável de geração de energia, neste momento em que a Humanidade está sendo confrontada com as conseqüências de um modelo energético ineficiente e caro, cada dia menos sustentável e menos confiável. Apagões, má qualidade da energia oferecida, desinteresse das companhias elétricas em estender a rede a regiões mais remotas são algumas das razões que por si já justificam o investimento nesta fonte alternativa de energia. Junte a isso a certeza de estar optando por uma fonte inesgotável e limpa, e você já terá todos os motivos de que precisa. Tomando-se por princípio alguns critérios básicos de eficiência energética, um sistema de geração fotovoltaico corretamente dimensionado é capaz de suprir toda a energia elétrica de uma residência. A Energia Fotovoltaica é universalmente reconhecida como o instrumento por excelência para assegurar o suprimento de eletricidade em regiões distantes ou de difícil acesso, carentes de energia convencional. A sua utilização viabiliza a imediata implantação de projetos de infra-estrutura básica, demandando recursos proporcionalmente muito limitados, e será cada vez mais importante no Brasil para aplicações de interconexão á rede elétrica (on-grid), a exemplo da Revolução Solar que toma conta da Alemanha, Estados Unidos, Japão e outros países em desenvolvimento. A implementação de Sistemas Fotovoltaicos pode ser feita rápida e descentralizadamente, diretamente nos locais de consumo evitando linhas de transmissão, com total preservação ambiental. Garante o funcionamento seguro, em locais totalmente desprovidos de energia elétrica, de serviços de importância fundamental.
Verdades sobre a Energia Solar Fotovoltaica:
- É uma energia limpa, não produz nenhum dejeto, odor ou ruído
- É baseada em uma fonte gratuita e inesgotável: o Sol
- É de fácil instalação e praticamente dispensa manutenção
- É modular: você pode aumentar ou diminuir o número de placas solares de acordo com o seu consumo
- É auto-suficiente: uma vez com o sistema dimensionado e instalado você dá adeus à conta de luz
- É durável: a vida útil de uma placa solar é superior a 25 anos
Em quais situações o uso da energia solar fotovoltáica é recomendável?
Atualmente, suprir eletricidade através de energia solar em locais onde já existe rede elétrica instalada não é economicamente vantajoso, pois a eletricidade fornecida pelas concessionárias é altamente subsidiada além de não considerar vários custos indiretos ou ocultos, como os impactos ambientais, principalmente aqueles à longo prazo.
Portanto, em caso de uma comparação direta, sem levar em conta fatores ambientais ou conservacionistas , o custo imediato mensal da energia elétrica da rede é ainda muito menor.
Por outro lado, a Energia Solar Fotovoltaica é a solução ideal para aplicações em locais desprovidos da rede elétrica ou ainda em locais onde a energia fornecida é de má qualidade.
Exemplos de aplicação da Energia Solar Fotovoltaica:
- Em regiões remotas: iluminação em geral, TVs, geladeiras e freezers, postos de saúde, escolas, centros comunitários, centros de pesquisa, eletrificação de cercas, telefonia, internet, bombeamento d'água.
- Em regiões urbanas: sinalização (viária, fluvial, aeroportos), iluminação pública, semáforos, alimentação de sistemas críticos, energia de "backup"
Fatores a considerar para um uso otimizado da energia solar fotovoltaica:
Para viabilizar o atendimento de uma residência urbana típica através da Energia Solar, deve ser evitado o uso de aparelhos de alto consumo (aquecedores elétricos de água e fornos de microondas, por exemplo) ou de baixo rendimento. A iluminação incandescente deveria ser substituída por lâmpadas de maior eficiência (uma lâmpada fluorescente 9compacta de 9 Watts, por exemplo, ilumina tanto quanto uma lâmpada comum de 60 Watts, consumindo apenas 1/6 da energia).
É importante destacar ainda, que a utilização da Eletricidade Solar para aquecimento ou resfriamento é totalmente desaconselhável por razões de viabilidade econômica.
Potencial da energia solar fotovoltaica como propagadora da inclusão social
O potencial da Energia Solar Fotovoltaica como agente propagador da inclusão social é evidente, principalmente em países em desenvolvimento, onde uma parcela siginificativa da sociedade vive em condições precárias e afastadas dos benefícios da energia elétrica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário